sábado, 27 de novembro de 2010

O que é a cerâmica?

A cerâmica é a actividade ou arte de produção de artefactos cerâmicos.
São materiais não metálicos, inorgânicos, cuja estrutura após exposição a altas temperaturas apresenta-se inteira ou parcialmente "cristalizada".
Desde sempre que a produção de cerâmica deu importância à estética, visto que grande parte das vezes era destinada ao comércio. Por este motivo a maioria das culturas acabou por desenvolver "estilos próprios" que com o passar do tempo consolidavam tendências e evoluíam no aprimoramento artístico.
Existe também a chamada cerâmica industrial- a indústria de cerâmica é responsável pelo fabrico de pisos, azulejos, revestimentos, tijolos, telhas.


(O azulejo é uma peça de cerâmica de pouca espessura, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento de esmalte que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo.
Os temas variam entre relatos de episódios históricos, cenas mitológicas ou motivos religiosos e uma extensa gama de elementos decorativos (geométricos, vegetalistas etc) aplicados a paredes, pavimentos, tectos de palácios, jardins, edifícios religiosos (igrejas, conventos), de habitação ou públicos. Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento de construção divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cinco séculos.)
















(imagens retiradas do site http://www.olhares.pt/ )

Sem comentários:

Enviar um comentário