Organizámo-nos em grupos, no entanto, ainda não decidimos o nosso conceito (Ricardo Silva, Tiago Rodrigues, Miguel Correia, Tom Burke, Maria Abreu).
O professor da Tecnologia apresentou-se e informou-nos de alguns documentos informativos (sobre cinema - conteúdos base de comunicação audiovisual, cinema e vídeo; estrutura de um storyboard) que nos serão enviados posteriormente por e-mail.
Foi uma aula mais teórica, para falarmos, precisamente, desses conteúdos base, sem os quais será impossível orientarmo-nos para criar a nossa "curta".
Falámos da invenção do cinema (28 de Dezembro de 1895, em Paris, pelos irmãos Lumiére- primeira projecção pública de cinema com um aparelho chamado cinematógrafo / Falámos também de Georges Méliès, ilusionista francês de sucesso, que se encontrava presente neste pequeno grupo de pessoas que assistiram à primeira projecção pública de cinema, e é considerado o "pai dos efeitos especiais" e o "pai da narrativa".) e vimos alguns dos primeiros filmes.
Fizémos uma pequena abordagem sobre a pesistência retiniana, "fenómeno" que nos dá a sensação de movimento. Este fenómeno ou ilusão é provocado quando algo que é visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após ser realmente visto. Todas as imagens projectadas a 16 imagens por segundo, associam-se sem interrupção.
No cinema, passam 24 imagens por segundo, provocando-nos então essa ilusão de movimento.
Falámos de como as imagens nos podem transmitir sensações, sentimentos, emoções... a sua capacidade de nos envolver.
Visionámos os produtos finais ("curtas") de algumas turmas que já passaram pela tecnologia.
Passámos, depois, a uma parte mais "técnica":
Comparando a linguagem escrita, à linguagem audiovisual...
- À palavra, corresponde o plano.
- À frase, corresponde a cena.
- Ao parágrafo, corresponde a sequência.
- Conceito de plano: Enquadramento em continuidade - sempre que se pára a gravação, é um novo plano.
- Conceito de cena: Unidade de acção/ acontecimento localizado num sítio/ espaço dramático. Geralmente quando se muda de sítio, muda-se de cena (onde; quem; o quê?).
- Sequência: Conjunto de cenas interligadas.
Num plano temos...
- O enquadramento
1) Plano Geral: da cabeça aos pés
2) Plano Médio: da cabeça à cintura
3) Plano Próximo: da cabeça à linha do peito
4) Grande Plano: cara e pescoço (expressão)
5) Muito grande plano: dos olhos à boca
6) Pormenor: focagem de um promenor
7) Plano Americano: da cabeça aos joelhos
8) Plano muito geral: inclui mais do que a figura... pode ser um espaço, incluir várias pessoas , etc.
9) Plano Conjunto: mais do que um personagem , mas nenhum deles se encontra em plano geral
- Composição (elementos)
- Perspectiva (ângulos)
2) Perspectiva Picado: câmara acima do nível do olhar (submestima a figura)
3) Perspectiva Contra-picado: câmara abaixo do nível do olhar (sobrevaloriza a figura)
Movimentos da Câmara...
1) Planos fixos: a acção decorre em frente à câmara, sem nenhum movimento da mesma.
2) Panorâmicas: movimentos de rotação em torno de um eixo (movimentos para a esquerda, direita, vertical, horizontal, oblíqua - sem a câmara se deslocar fisicamente).
3) Travellings: movimentos em que se desloca fisicamente a câmara, seja sobre calhas, steadicam ou sobre rodas (dolly).
4) Movimento de zoom- aproximar ou afastar com zoom, sem se mover a câmara (ilusão de movimento criada pela utilização da objectiva zoom- objectiva com distância focal variável. Não altera o ponto de vista, apenas fecha o enquadramento).
5) Steadicam- dispostivo que surgiu nos anos 70 , porque as câmaras eram muito pesadas. A câmara é "acoplada" ao corpo do operador através de um colete. Isto liberta o operador, em termos de movimentos (braços) porque o peso se concentra todo no corpo e assim pode-se gravar em qualquer espaço.
- Movimento steadicam- câmara à mão
6) Mini- gruas
- Movimento de grua: movimentos com grandes amplitudes, que combinam panorâmicas com travellings.
Os raccords.....
"O cinema é a arte do raccord e da elipse."
- O raccord é a "ligação"; tudo o que assegura a continuidade do plano (o que se vê - adereços, caracterização, guarda-roupa, luz, espaço, etc. e o que se sente- expressões do actor, cansaço, estado de espírito....)
- Um flashback é um recuo no tempo
- Uma elipse é um avanço no tempo (elipse temporal) ou/e um avanço no espaço (elipse espacial). São saltos. Nas cenas só se põe o que é relevante, os "espaços mortos" eliminam-se.
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