Nesta aula foi-nos apresentado o 4º Módulo- Audiovisuais.
Foi-nos lançado o desafio, a partir do qual tivemos que criar o conceito e foram-nos explicadas as etapas de trabalho e os produtos finais pretendidos.
Desafio: "Tu, ao contrário de Gregor, vais abrir todas as portas... o que encontras por detrás de cada uma delas?"
Foi-nos proposta uma série de 3 raids fotográficos, com a utilização do nosso conceito. O 1º servirá para "reconhecimento", exploração de ideias... basicamente, fotografar tudo quanto possamos relacionar com o nosso conceito. O 2º será já a selecção de algumas ideias, menos generalizadas e preocuparmo-nos também com o que se pode tornar num BOM registo fotográfico. O 3º raid será uma fase de aperfeiçoamento, de identificação de defeitos e sua correcção, de preparar o produto final.
Devemos, ao longo dos raids, ir discutindo as fotografias com os professores e devemos apresentar um produto final de 6 fotografias, seleccionadas pela qualidade e relação com o conceito.
Devemos, ao longo dos raids, ir discutindo as fotografias com os professores e devemos apresentar um produto final de 6 fotografias, seleccionadas pela qualidade e relação com o conceito.
Ainda relacionado com a fotografia, foi-nos proposto uma série de 3 retratos, em que haverá um elemento em comum: o nosso conceito. Nesses três retratos teremos que explorar 3 vertentes distintas do conceito. Deveremos explorar a ideia, o(s) figurante(s), o cenário, a roupa/maquilhagem, os adereços, a cor e a luz, graficamente, criando várias propostas, para serem posteriormente discutidas com os professores da Tecnologia, para nos poderem sugerir o que poderá resultar melhor e só depois, realizar as "encenações" e fotografar.
Na vertente do cinema, vamos trabalhar em grupo, no qual existirá, precisamente, um conceito de grupo. Teremos que criar um pequeno filme/curta de 2 a 3 minutos, com 6 planos, que explorarão precisamente 6 vertentes desse conceito conjunto. Aqui, teremos que ter um "storyboard", ou seja, no diário de projecto todos os do grupo explorarão graficamente (e por escrito) a ideia, adereços, maquilhagem, luz, cor.... (cada um terá que ter, pelo menos, 6 estudos para cada plano) e depois, faz-se a junção das ideias e cria-se uma ideia final para cada cena. Será uma acção planeada. Convém fazermos alguns "ensaios" (gravados) anteriormente e a escolha dos "actores" é indiferente (podemos ser nós ou não). Será gravado sem som, e o mesmo será "acrescentado" posteriormente, sons ou música. O filme vai ser filmado com um fundo verde,e o cenário vai ser "colocado" digitalmente (cenário esse que poderá ser desenhado, fotografado, ou filmado).
Tudo isto terá que ficar registado no blogue, diário de projecto e portefólio (pelas seguintes fases: desafio, conceito, referenciais e pesquisa, exploração de ideias, selecção e desenvolvimento de ideias, realização, apresentação).
A avaliação consistirá no trabalho de aula, conteúdo do diário de projecto, blogue, portefólio e apresentação (uma em grupo - cinema; outra individual- fotografia).
Sem comentários:
Enviar um comentário