sábado, 14 de maio de 2011

Projecto - 2ª aula

Esta aula começou com uma apresentação de Luís Simões- sensibilização à área de som


De seguida, voltando à aula, houve uma explicação e esclarecimento sobre os portefólios a apresentar nesta área- portefólio analógico e portefólio digital.


Por fim, no resto da aula, fiz a projecção ortogonal (método europeu) rigorosa, de um dos meus sólidos.



domingo, 8 de maio de 2011

Pesquisa

Design de Produto - o que é?


O design de produto, ou desenho industrial, dedica-se à produção de objectos. O objectivo de um designer de produto é a criação de um objecto funcional e atractivo, tendo em conta as vertentes económicas, políticas e sociais do público a que o produto é dirigido. São normalmente produtos relacionados com a vida quotidiana. 
Estes produtos podem ser os mais variados, desde mobiliário, electrodomésticos, acessórios de cozinha, carros, etc. 
É necessário atender a variados factores. O primeiro é a funcionalidade. Um produto que não seja funcional não será adquirido pelo público. Claro que e estética tem um valor importante, mas desde que não prejudique a funcionalidade do objecto. Por exemplo, um armário lindíssimo, mas com uma grande área de ocupação e sem espaço de arrumação não seria escoado pelo mercado. Também os materiais utilizados e a mão-de-obra necessária são um ponto a considerar. Espera-se que seja um produto economicamente viável para a empresa que o produz e para isso é necessário que seja um objecto competitivo no mercado em que será lançado. Voltando ao exemplo do móvel. Um armário com poucas portas exige menos material e mão-de-obra, mas em termos de arrumação não é prático. Um armário com um material de qualidade, mas caro, torna-se inviável por apenas ser acessível a um grupo económico restrito. Um armário que de alguma forma pareça fazer alusão a uma figura religiosa importante poderá ser considerado ofensivo para uma determinada cultura. Assim é muito importante ter em atenção todos os pormenores. Claro que a estética nunca deixará de ser um ponto importante. Um objecto estético atrai a atenção do comprador do produto. Mas a estética é apenas um ponto a considerar. O designer de produto deve ter em consideração a utilidade do produto, a sua funcionalidade, facilidade com que é utilizado, materiais utilizados, mão-de-obra necessária, público a que se dirige o produto, e está associado a duas importantes áreas, a antropometria e a ergonomia, que estão relacionadas ao estudo do corpo humano e ao modo como um humano se insere num ambiente, ao entendimento das interacções entre seres humanos e outros elementos de um sistema, a fim de tornar os objectos compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Só desta forma é possível criar um produto que é competitivo no mercado, dando viabilidade ao produto. Também é necessário ter em conta aquilo que o mercado solicita para ir de encontro às necessidades actuais. Isto inclui não apenas o design de novos objectos, como o “re-design” de objectos já existente de forma a serem mais funcionais, melhores adaptados ao corpo humano e ambientes e mais atractivos esteticamente.


DESIGN DE PRODUTO - equipamento






DESIGN DE PRODUTO- têxtil






DESIGN DE PRODUTO- cerâmica


DESIGN DE PRODUTO- ourivesaria


DESIGN DE PRODUTO - moda - calçado




CROCS - surgimento, evolução

A história

A ideia surgiu em 1999 quando a empresa canadense Foam Creations desenvolveu o CROSLITE™, um material exclusivo composto de uma resina de célula fechada que representava uma expressiva inovação no âmbito do conforto e funcionalidade do calçado: anti-micróbios, resistente ao odor (bactérias e fungos), levem, resistente e antiderrapante. O novo material ainda proporcionava amortecimento e reduzia o impacto recebido pelos pés e pernas ao andar. Foi então que Lyndon “Duke” Hanson, Scott Seamans e George Boedecker, três jovens executivos americanos e amantes da vela, resolveram criar um calçado feito dessa resina. O nome CROCS, trata-se da abreviatura em americano para crocodilo, que surgiu em alusão a esses animais fortes e resistentes e que não contam com nenhum predador natural. Os crocodilos adaptam-se bem tanto na água, quanto na terra e tem vida longa. Originalmente o intuito era vender um calçado para velejadores, devido ao seu solado antiderrapante que não marcava o deck dos barcos.

A CROCS marcou sua estreia no mercado americano em Novembro de 2002 com o modelo Beach, um calçado extremamente leve (pesava apenas 170g), macio, antiderrapante e livre de odores e bactérias, ideal para o lazer e para actividades recreativas ao ar livre, como pesca, vela e ciclismo. O modelo foi oficialmente colocado a venda numa feira náutica na Florida. Em apenas três dias, vendeu mil pares rapidamente. Com um formato que remetia ao dos tradicionais tamancos holandeses de madeira, o modelo diferenciava-se, além da modelagem que privilegia o conforto e a total ergonomia, por uma inovadora alça que envolvia o calcanhar e, principalmente, pelo seu material exclusivo e ultraleve. Não demorou muito para também os médicos substituírem pelos crocs o tradicional calçado utilizado nas unidades de saúde.
De boca em boca, em pouco tempo, os crocs já eram usados por aqueles que profissionalmente eram obrigados a passar longos períodos em pé. A fama aumentou quando celebridades se declararam fã do produto. Em 2003 CROCS tornou-se num fenómeno global aceite como um calçado confortável para todas as ocasiões. Nos dois anos seguintes expandiu as linhas de produtos, construiu novas fábricas, criou um programa de logística para a crescente capacidade de produção, contratou uma competente directoria executiva e adquiriu, em 2004, a Foam Criations, empresa que produzia o material básico do calçado, o Croslite.
Em 2005, utilizando bom-humor e ironia a marca lançou uma campanha publicitária com o slogan "Ugly Can Be Beautiful" . Em 2006 a empresa comprou a Jbbitz, marca de acessórios especiais que produzia “mini-broches” coloridos especialmente desenvolvidos para os sapatos CROCS. Demonstrando a força da marca, neste mesmo ano passou a ser patrocinadora oficial da Associação Profissional de Voleibol.

Recentemente, em 2010, após uma queda no número de vendas do seu produto, a empresa resolveu também apostar em produtos diferentes, com o lançamento de sandálias de salto alto de tiras vermelhas; sapatilhas femininas, uma moderna linha de ténis, confeccionados com o mesmo material revolucionário dos calçados originais da marca; Crocband Flip, uma espécie de sandália havaianas da marca; e até sapatos de couro. Além disso, a nova campanha publicitária “Sinta o amor” (“Feel The Love”) divulga mais de 20 novos estilos.


Ao todos são aproximadamente 250 modelos diferentes com mais de 400 combinações de cores para o consumidor escolher. Eis a fórmula de sucesso da CROCS.


Os slogans


Feel The Love. (2010)
A Shoe For Every You.
Anywhere. Any Time.
Ugly Can Be Beautiful.





A marca no mundo

Hoje, a marca CROCS está presente em mais de 125 países, tendo seus produtos vendidos em aproximadamente 20.000 pontos-de-venda, 84 lojas próprias, 170 quiosques e 63 outlets. Os calçados são produzidos em seis fábricas: Estados Unidos, México, Itália, Bósnia, China e Canadá. Uma equipe de designers italianos da empresa, altamente qualificada, actua para garantir que a marca coloca no mercado lançamentos que traduzam novas tendências em design e cores a cada dois meses. A empresa vende mais de 30 milhões de pares de calçados anualmente.
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sábado, 7 de maio de 2011

Tecnologia - 2ª aula

Nesta aula tirámos algumas dúvidas que eventualmente teríamos e continuámos o nosso trabalho. No fim desta aula, em junção com algum trabalho anterior em casa também, já tinha os meus sólidos desenhados, com respectivo método europeu e planificação e as minhas maquetas.


1º sólido









2º sólido






3º sólido







4º Sólido





5º Sólido





Maquetas:


Experimentações


Finais








Projecto - 1ª aula

Na 1º aula de Projecto foram-nos explicadas algumas componentes do desenho técnico (legenda, alçares/vistas do método europeu, escalas, cotas, organização da folha).

Explicaram-nos como deveríamos fazer a nossa legenda (18cm altura x 7 largura)




A meio da aula, a psicóloga da escola, a Dra.Luísa Mota foi à nossa turma fazer uma apresentação sobre os cursos existentes na escola, especializações e disciplinas de opção.

Na continuação da nossa aula explicaram-nos o que deveríamos fazer para a nossa pesquisa e consequentemente onde iríamos aplicar a componente gráfica.
Vimos uma apresentação sobre design de produto e outra sobre desenho técnico
Foi-nos apresentada outra proposta. Devemos escolher um dos sólidos para, numa folha de papel cavalinho A3, fazermos as vistas desse sólido conforme o método europeu, rigorosamente e numa das vistas colocar as cotas.

Tecnologia - 1ª aula

Nesta aula tivemos uma introdução à área de Design de Produto, mais especificamente Design de Equipamento. Para além de falarmos e ficarmos a perceber o que se faz e o objectivo deste curso na área na escola,  ficámos também a perceber como funciona em cursos superiores e mais tarde numa profissão (saídas profissionais). Falámos também de duas áreas intimamente relacionadas com Design de Produto - a ergonomia e a antropometria. 


De seguida conversámos sobre o trabalho que iremos realizar, os diversos elementos de avaliação que devermos ter, e como os fazer.
Parte 1- 
1º Numa folha de papel cavalinho A3 fazer uma esquadria de 5mm e 25mm do lado esquerdo.
2º No lado esquerdo da folha, desenhar um cubo em perspectiva cavaleira com 120 x 120 x 120 mm
3º Desenhar as medianas e as diagonais das faces e as medianas e diagonais do cubo, a cor
4º No lado direito, em cima, desenhar o sistema europeu e em baixo deixar um espaço em branco, destinado às planificações dos sólidos.


Parte 2-
1º Com uma folha de esquiço por cima, desenhar o cubo a partir das linhas que estão na "folha original" e um sólido que constitua o cubo com cor diferente. Passar por cima das linhas do esquema do sistema europeu. Quando tivermos o sólido feito, desenhar as vistas conforme esta convenção e a planificação do mesmo em baixo. Repetir isto conforme o número de sólidos que utilizarmos para construir o cubo (4, 5...).
2º Fazer uma maqueta para os sólidos


Parte 3- 
A realizar na 3ª aula da Tecnologia, para avaliação.
Realização do cubo, com as medidas reais (120 x 120 x 120) a partir dos sólidos que desenhámos, em cartolina com cores à escolha.




Nesta aula fiz a "Parte 1" (excepto a legenda, feita em casa, após indicações na aula de projecto seguinte)










5º Módulo - Design de Produto

Objectos. Criação. Adaptação. Funcionalidade.