sábado, 7 de maio de 2011

Tecnologia - 1ª aula

Nesta aula tivemos uma introdução à área de Design de Produto, mais especificamente Design de Equipamento. Para além de falarmos e ficarmos a perceber o que se faz e o objectivo deste curso na área na escola,  ficámos também a perceber como funciona em cursos superiores e mais tarde numa profissão (saídas profissionais). Falámos também de duas áreas intimamente relacionadas com Design de Produto - a ergonomia e a antropometria. 


De seguida conversámos sobre o trabalho que iremos realizar, os diversos elementos de avaliação que devermos ter, e como os fazer.
Parte 1- 
1º Numa folha de papel cavalinho A3 fazer uma esquadria de 5mm e 25mm do lado esquerdo.
2º No lado esquerdo da folha, desenhar um cubo em perspectiva cavaleira com 120 x 120 x 120 mm
3º Desenhar as medianas e as diagonais das faces e as medianas e diagonais do cubo, a cor
4º No lado direito, em cima, desenhar o sistema europeu e em baixo deixar um espaço em branco, destinado às planificações dos sólidos.


Parte 2-
1º Com uma folha de esquiço por cima, desenhar o cubo a partir das linhas que estão na "folha original" e um sólido que constitua o cubo com cor diferente. Passar por cima das linhas do esquema do sistema europeu. Quando tivermos o sólido feito, desenhar as vistas conforme esta convenção e a planificação do mesmo em baixo. Repetir isto conforme o número de sólidos que utilizarmos para construir o cubo (4, 5...).
2º Fazer uma maqueta para os sólidos


Parte 3- 
A realizar na 3ª aula da Tecnologia, para avaliação.
Realização do cubo, com as medidas reais (120 x 120 x 120) a partir dos sólidos que desenhámos, em cartolina com cores à escolha.




Nesta aula fiz a "Parte 1" (excepto a legenda, feita em casa, após indicações na aula de projecto seguinte)










Sem comentários:

Enviar um comentário