domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tecnologia- 1ª aula

Nesta 1ª aula da tecnologia, fiquei no grupo de cinema.
Organizámo-nos em grupos, no entanto, ainda não decidimos o nosso conceito (Ricardo Silva, Tiago Rodrigues, Miguel Correia, Tom Burke, Maria Abreu).
O professor da Tecnologia apresentou-se e informou-nos de alguns documentos informativos (sobre cinema - conteúdos base de comunicação audiovisual, cinema e vídeo; estrutura de um storyboard) que nos serão enviados posteriormente por e-mail.
Foi uma aula mais teórica, para falarmos, precisamente, desses conteúdos base, sem os quais será impossível orientarmo-nos para criar a nossa "curta".
Falámos da invenção do cinema (28 de Dezembro de 1895, em Paris, pelos irmãos Lumiére- primeira projecção pública de cinema com um aparelho chamado cinematógrafo / Falámos também de Georges Méliès, ilusionista francês de sucesso, que se encontrava presente neste pequeno grupo de pessoas que assistiram à primeira projecção pública de cinema, e é considerado o "pai dos efeitos especiais" e o "pai da narrativa".) e vimos alguns dos primeiros filmes.
Fizémos uma pequena abordagem sobre a pesistência retiniana, "fenómeno" que nos dá a sensação de movimento. Este fenómeno ou ilusão é provocado quando algo que é visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após ser realmente visto. Todas as imagens projectadas a 16 imagens por segundo, associam-se sem interrupção.
No cinema, passam 24 imagens por segundo, provocando-nos então essa ilusão de movimento.
Falámos de como as imagens nos podem transmitir sensações, sentimentos, emoções... a sua capacidade de nos envolver.
Visionámos os produtos finais ("curtas") de algumas turmas que já passaram pela tecnologia.
Passámos, depois, a uma parte mais "técnica":


Comparando a linguagem escrita, à linguagem audiovisual...
 - À palavra, corresponde o plano.
 - À frase, corresponde a cena.
 - Ao parágrafo, corresponde a sequência.

 - Conceito de plano: Enquadramento em continuidade - sempre que se pára a gravação, é um novo plano.   
 - Conceito de cena: Unidade de acção/ acontecimento localizado num sítio/ espaço dramático. Geralmente quando se muda de sítio, muda-se de cena (onde; quem; o quê?).
 - Sequência: Conjunto de cenas interligadas.

Num plano temos...
  • O enquadramento
         Escala de planos (utilização da figura humana como referência):
        1) Plano Geral: da cabeça aos pés
        2) Plano Médio: da cabeça à cintura
        3) Plano Próximo: da cabeça à linha do peito
        4) Grande Plano: cara e pescoço (expressão)
        5) Muito grande plano: dos olhos à boca
        6) Pormenor: focagem de um promenor
        7) Plano Americano: da cabeça aos joelhos
        8) Plano muito geral: inclui mais do que a figura... pode ser um espaço, incluir várias pessoas , etc.
        9) Plano Conjunto: mais do que um personagem , mas nenhum deles se encontra em plano geral

  • Composição (elementos)
         - 1º plano (não confundir com grande plano), 2º plano, 3º plano... fundo.
  • Perspectiva (ângulos)
          1) Perspectiva Normal: câmara à altura do olhar
          2) Perspectiva Picado: câmara acima do nível do olhar (submestima a figura)
          3) Perspectiva Contra-picado: câmara abaixo do nível do olhar (sobrevaloriza a figura)

Movimentos da Câmara...

          1) Planos fixos: a acção decorre em frente à câmara, sem nenhum movimento da mesma.
          2) Panorâmicas: movimentos de rotação em torno de um eixo (movimentos para a esquerda, direita, vertical, horizontal, oblíqua - sem a câmara se deslocar fisicamente).
          3) Travellings: movimentos em que se desloca fisicamente a câmara, seja sobre calhas, steadicam ou sobre rodas (dolly).
          4) Movimento de zoom- aproximar ou afastar com zoom, sem se mover a câmara (ilusão de movimento criada pela utilização da objectiva zoom- objectiva com distância focal variável. Não altera o ponto de vista, apenas fecha o enquadramento).
         5) Steadicam- dispostivo que surgiu nos anos 70 , porque as câmaras eram muito pesadas. A câmara é "acoplada" ao corpo do operador através de um colete. Isto liberta o operador, em termos de movimentos (braços) porque o peso se concentra todo no corpo e assim pode-se gravar em qualquer espaço.
            - Movimento steadicam- câmara à mão
         6) Mini- gruas
           - Movimento de grua: movimentos com grandes amplitudes, que combinam panorâmicas com travellings. 


Os raccords.....

"O cinema é a arte do raccord e da elipse."

  • O raccord é a "ligação"; tudo o que assegura a continuidade do plano (o que se vê - adereços, caracterização, guarda-roupa, luz, espaço, etc. e o que se sente- expressões do actor, cansaço, estado de espírito....)
  • Um flashback é um recuo no tempo
  • Uma elipse é um avanço no tempo (elipse temporal) ou/e um avanço no espaço (elipse espacial). São saltos. Nas cenas só se põe o que é relevante, os "espaços mortos" eliminam-se.
  (Todas estas informações foram passadas e retiradas na aula, a partir do que o professor disse.)

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