domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pesquisa (cinema)

Alejandro González Iñarritu é um cineasta mexicano. Os seus filmes mais conhecidos são Amores Perros, 21 gramas, Babel e o seu último filme é Biutiful.

Iniciou a sua carreira em 1984 a trabalhar numa rádio mexicana e a partir de 1988 dedicou-se à composição de músicas para alguns filmes mexicanos. Estudou cinema no Maine e em Los Angeles. Na década de 1990 já estava encarregado da produção da Televisa, e aos 27 anos tornou-se num dos directores mais jovens. Criou depois a sua própria produtora, onde produzia curtas-metragens e publicidade, assim como alguns programas de televisão. O seu primeiro filme de média duração chama-se Detrás del primero.
Na origem do filme "Amores Perros" estão 11 curtas que produziu com outro roteirista, que pretendiam demonstrar as contrariedades da Cidade do México.
Dirigiu um projecto cinematográfico que narra os acontecimentos do dia 11 de Setembro de 2001.
O seu sucesso com "Amores Perros" levou-o aos EUA , onde produziu 21 gramas, um drama em que um acontecimento junta a vida de três pessoas , e onde serão testados os seus limites do amor e da vingança. Mais tarde Babel, outro drama que conta quatro histórias que viajam por Marrocos, Tunísia, México e Japão.
O seu último filme (drama), Biutiful, conta a história de um homem que vive em conflito com a paternidade, o amor, a morte, o crime, a espiritualidade e o sentimento de culpa; o seu cenário é Barcelona. Encontra-se nomeado para os Óscares, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, e Melhor actor, com o papel de Javier Bardem.
Escolhi falar deste realizador porque todos os seus filmes englobam uma carga dramática, cruel, social e humana e real muito envolvente, relacionando-o assim, também, com o meu conceito. 
Iñarritu tem uma capacidade extrema de nos envolver, mesmo que seja pelo cruel, que é, na verdade, o real. A música, as imagens... o drama... Iñarritu consegue envolver-nos trabalhando todos estes níveis e mostrar-nos realidades alheias aos nossos próprios sentidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário