domingo, 19 de setembro de 2010

Projecto e Tecnologias - 1º Módulo : Ourivesaria

A criação deste blog destina-se à disciplina de Projecto e Tecnologias, onde iremos colocar, ao longo do ano, o desenvolvimento dos nossos trabalhos.
Os trabalhos propostos têm como base o livro "A metamorfose", de Franz Kafka, onde a personagem principal, Gregor Samsa, um caixeiro-viajante do qual dependia a sua família, acorda diferente, transformado. Acorda na forma de um insecto enorme. Este livro, aparentemente simples e sem dúvida, estranho, pode levar-nos a viajar nas mais diversas interpretações sobre o verdadeiro significado da história, da metamorfose de Gregor e dos tempos que se seguem à sua transformação. Gregor nunca questiona se aquilo é mesmo a realidade, nem se há modo de voltar atrás, simplesmente tenta adaptar-se e fazer a sua família adaptar-se também àquele novo modo de viver. Algures entre a estranheza, a mistura entre a ficção e a realidade e as coisas que podemos aplicar ao nosso modo de vida, é sem dúvida um livro inquietante. 

"Quantos insectos não criamos nós na nossa vida? Quantas pessoas que tanto foram e significaram não abandonamos nós, marginalizados nos seus sofrimentos?"(http://cores-de-outono.blogspot.com)



Neste primeiro módulo, iremos criar cada um o nosso próprio conceito, definir os nossos referenciais, pesquisar imagens, autores e produção artística ao nível da ourivesaria relacionada com o tema da metamorfose, explorar as ideias graficamente e o desenvolvimento das mesmas para podermos executar assim o 1º trabalho da disciplina. Foi-nos proposto igualmente a criação deste blog com o objectivo de colocar aqui o desenvolvimento do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário